Muitas das reclamações ou retorno de clientes à lavanderia referem-se a manchas que não foram removidas.
Uma reclamação freqüente é que as manchas não estavam presentes quando a roupa foi entregue à lavanderia. Se a lavanderia não lidar com a reclamação de forma adequada pode haver desentendimentos entre ela e o consumidor.
As principais razões pelas quais os consumidores acreditam que as manchas foram adquiridas durante a lavagem, dentro da lavanderia, podem ser assim resumidas:
"¢ as manchas podem ter sido mascaradas pela sujeira posteriormente removida durante a limpeza.
"¢ o consumidor pode não ter percebido as manchas.
"¢ o calor da secagem pode ter removido umidade de manchas que não eram visíveis antes da lavagem, ocasionando um depósito esbranquiçado.
"¢ manchas como de limonada, que contêm açúcar, podem oxidar com o tempo ou com a exposição ao calor durante a secagem ou passadoria, deixando marcas amarelas ou marrons.
"¢ Falhas da lavanderia ao observar os bolsos das roupas antes da lavagem podem gerar manchas. Se o consumidor deixar itens como batons ou canetas, isso pode resultar em manchamento que é adquirido de outras roupas na carga. Há também a possibilidade de marcas de tinta de outra peça.
A lavanderia deve ter em mente que os produtos tira-manchas e detergentes utilizados para o pré-spotting podem deixar manchas marrons ou amareladas nos tecidos se eles secarem
nas roupas antes da limpeza. Roupas que foram submetidas a
pré-spotting não devem esperar por mais de meia hora para serem lavadas. Tonalidades branca e pastel apresentam mais risco.